Externato Carvalho Araújo
Uma grande propriedade, hoje demasiado parcelada e uma tentativa de não agravar a sua descaracterização e de salvaguardar a referência do edifício existente inventariado.
Era para nós importante preservar o ambiente “senhorial” do espaço da entrada existente, e reduzir o impacto ambiental dos novos volumes, procurando no conjunto um remate digno e enriquecedor do futuro Parque da Cidade.
Organizar funcionalmente de forma clara e autónoma três áreas distintas:
- Serviços administrativos e sociais – edifício existente, - Salas de aula, - Pavilhão gimnodesportivo
O conjunto é constituído por três edifícios, correspondendo cada um a uma área específica estruturados segundo um eixo Norte/Sul.
Privilegiamos a preservação de algumas espécies/ zonas verdes importantes existentes e no desenvolvimento de outras, como as coberturas ajardinadas dos novos edifícios, procuramos uma maior continuidade e fundamentalmente serenidade dos espaços exteriores.
Os edifícios estão semienterrados e o seu desenvolvimento é caracterizado pelo tratamento e relação das coberturas, prolongamento dos espaços exteriores , conferindo uma imagem de plataformas, onde as paredes exteriores funcionam como muros de contenção, à imagem de algumas preexistências.