Ponte Pedonal "Ribeira da Carpinteira"
O projecto, que prevê três pontes pedonais nos vales da Goldra e da Carpinteira, tem como objectivo a criação de ligações mais directas entre o centro histórico da Covilhã e os bairros residenciais periféricos, situados para lá dos vales. A estrutura do território no qual surge a Covilhã marcou profundamente a evolução desta região, em que durante muito tempo proliferou a indústria dos lanifícios. Desta tradição, hoje praticamente desaparecida, permanecem os terreiros em granito utilizados para o tratamento da lã e os muros de contenção das encostas, que desenham de uma forma característica uma paisagem dominada pelo maciço da Serra da Estrela, que se expande, no lado oposto, em direcção ao vale da Cova da Beira.
A ponte da Carpinteira foi pensada como elemento leve, que estabelece uma forte relação com a profundidade e a largura do vale da Carpinteira, permitindo um outro modo de reconhecer a estrutura do território. O tabuleiro é constituído por uma estrutura em aço, que permitiu reduzir as secções estruturais acentuando a sua esbeltez e simplicidade. Um signo na paisagem evidente e intemporal.
A estrutura da ponte prevê dois pilares centrais em aço com secção rectangular e dois pilares laterais, cilíndricos, revestidos com uma espiral de pedra. Estes quatro apoios suportam o tabuleiro metálico revestido internamente em madeira. Este elemento horizontal e os dois pilares centrais em aço configuram um π. Os dois pilares exteriores revestidos a pedra, com o passar do tempo, serão envoltos por vegetação e visualmente absorvidos pelas encostas do vale.
CREDITS
PROJECT: João Luís Carrilho da Graça, arquitecto + AFA, Consult,Lda. (Eng. António Adão da Fonseca, e Eng. Carlos Quinaz).
TEAMWORK: Pedro Abreu Pereira, João Rosado Baptista, Porfirio Pontes, Yutaka Shiki, Nuno Pinto, Vanda Neto, Paulo Barreto;
STRUCTURAL ENGINEERING: AFA, Consultores de Engenharia, Lda. - Carlos Quinaz e Renato Bastos;
ELECTRICAL PLANNING: Ruben Sobral;
LANDSCAPE ARCHITECTURE: ARPAS – Luís Cabral, Lucile Dubroca.
Client: PolisCovilhã, S.A.