divisare

PÔR DO SOL HOUSE

A análise cuidadosa da casa existente resultou em relacionar as virtudes da residência pré-existente que poderiam ser ampliadas na reorganização de seus espaços, premissa principal para a intervenção realizada. Assim, o desenvolvimento do projeto de reforma se estabeleceu entre integração dos espaços internos e o estímulo de aberturas para o externo.

Implantada em meios níveis em função do leve declive do terreno, a residência inicial sugeria a existência de vazios articuladores dos espaços internos. Entretanto, muitas eram as barreiras que fragmentavam os espaços. Assim, foram retiradas as paredes internas de forma pontual, a edícula existente nos fundos do terreno, gesto este que permitiu integrar os espaços internos, ampliar os jardins e trazê-los para dentro da casa acentuando a perspectiva visual entre os níveis da residência.

O acesso à casa se faz ao nível intermediário, onde fica também a garagem e um escritório de acesso independente. Desse acesso chega-se a um patamar de pé direito duplo, que abriga um jardim interno localizado no nível inferior da casa. O vazio do jardim interno também faz a conexão ao nível superior, onde ficam as três suítes e uma sala íntima.

No nível inferior, as áreas sociais e cozinha coexistem ao amplo jardim e varanda protegidos do sol pelo pergolado em balanço. O espaço social integra todos os ambientes no térreo (sala de jantar, cozinha e sala de estar). É importante salientar que, ao mesmo tempo em que estes espaços se comunicam criando uma grande área de convivência ladeada de luz, voltando-se aos jardins internos e externos, também a setorização bastante definida permite a versatilidade no uso dos espaços de forma isolada ou integrada.

A varanda aqui torna-se também a grande área de convívio e transição entre a sala, a cozinha e o jardim, não havendo uma hierarquia ou distinção clara entre espaço interior e exterior.

×